G.0.0 COORDENAÇÃO VISOMOTORA 01 - Da GARATULA às VOGAIS - 20 FICHAS
Código: 0005421060886
Faixa Etária: 3+ anos
OBS.
ESTE MÓDULO é adequado para ser utilizado com o PLANO INCLINADO OG para que os objetivos das atividades possam ser desenvolvidos.
OBJETIVOS:
Estimular o controle motor, a coordenação neuromotora fina e a noção espacial através de exercícios gráficos preparatórios para a escrita.
COMPONENTES:
- 1 MÓDULO com 20 FICHAS para COORDENAÇÃO VISOMOTORA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Inserir uma FICHAS A3 na MINI MESA COM PLANO INCLINADO OG e com uma caneta para quadro branco seguir as orientações de cada FICHA.
Em um primeiro momento, podemos observar uma garatuja em forma de linha curva fechada, que evolui para a conquista do movimento circular. Já em suas primeiras representações, a criança associa o seu desenho à uma imagem mental. Nestes momentos já podemos verificar a saída do pensamento motor para o pensamento representativo. A representação motora está ligada à linguagem oral e a criança descreve o seu desenho através de frases. A seguir, vem a a fase pré-esquemática que, de início, pode ser confundida com a garatuja circular. A ocupação do espaço no papel não obedece qualquer regra. Não há uma linha de base e o desenho é «solto» no espaço da folha. O critério de cor ainda não existe e ela utiliza apenas uma única cor. A criança desenha o que ela identifica ou reconhece no objeto e não, o que ela vê. Muitas vezes, seu desenho lembra formas geométricas. Em uma fase já mais elaborada, os olhos que, de início seguiam a sua mão, passam a guiá-la. Começa a preocupação da criança com outras cores, embora o seu uso ainda seja aleatório. A forma dos seus desenhos começa a ficar mais estruturada e a criança começa a desenhar símbolos que representam o seu ambiente e ela começa. Assim, ela começa a desenhar bonecos/as, flores, sol... Nesta fase, a criança já se encontra no período operatório (4 a 6 anos). Os símbolos que a criança desenha estão relacionados à ela, que é o centro do universo e, nesta fase, ela gradativamente percebe e se preocupa com a linha de base do seu desenho. As formas sobem e descem de posição na folha e o desafio da criança é preencher o espaço da folha. Existe a preocupação com a referência da linha de base e este aspecto indica que a criança começou a perceber as suas relações com o seu meio. Neste material estimulamos a criança a desenvolver a percepção e a noção espacial através de desenhos de linhas curvas e retas (posições vertical, horizontal, inclinada), induzindo a criança a observar os limites destas (início e fim) e suas relações para prepará-la para a construção de figuras resultantes da combinação das linhas e, principalmente, para prepará-la para a construção de cenas com detalhes da sua realidade. A partir desta fase, a criança está «pronta» para desenhar e unir linhas que formam letras, números, etc.. Através do desenho a criança também externaliza seu conteúdo emocional. -
TEXTO de DONA og bRINQUEDOS.
DIMENSÕES APROXIMADAS:
FICHAS para ATIVIDADES: 30 x 40 cm
PESO:
280 g
ATENÇÃO:
Utilizar as FICHAS DE ATIVIDADES inseridas na MINI MESA COM PLANO INCLINADO OG, preserva e proporciona maior durabilidade às FICHAS, possibilita que a escrita com caneta de quadro branco seja exercitada "n" vezes sobre o visor transparente destes quadros e, consequentemente, também proporciona grande economia de papel.
ESTE MÓDULO é adequado para ser utilizado com o PLANO INCLINADO OG para que os objetivos das atividades possam ser desenvolvidos.
OBJETIVOS:
Estimular o controle motor, a coordenação neuromotora fina e a noção espacial através de exercícios gráficos preparatórios para a escrita.
COMPONENTES:
- 1 MÓDULO com 20 FICHAS para COORDENAÇÃO VISOMOTORA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Inserir uma FICHAS A3 na MINI MESA COM PLANO INCLINADO OG e com uma caneta para quadro branco seguir as orientações de cada FICHA.
Em um primeiro momento, podemos observar uma garatuja em forma de linha curva fechada, que evolui para a conquista do movimento circular. Já em suas primeiras representações, a criança associa o seu desenho à uma imagem mental. Nestes momentos já podemos verificar a saída do pensamento motor para o pensamento representativo. A representação motora está ligada à linguagem oral e a criança descreve o seu desenho através de frases. A seguir, vem a a fase pré-esquemática que, de início, pode ser confundida com a garatuja circular. A ocupação do espaço no papel não obedece qualquer regra. Não há uma linha de base e o desenho é «solto» no espaço da folha. O critério de cor ainda não existe e ela utiliza apenas uma única cor. A criança desenha o que ela identifica ou reconhece no objeto e não, o que ela vê. Muitas vezes, seu desenho lembra formas geométricas. Em uma fase já mais elaborada, os olhos que, de início seguiam a sua mão, passam a guiá-la. Começa a preocupação da criança com outras cores, embora o seu uso ainda seja aleatório. A forma dos seus desenhos começa a ficar mais estruturada e a criança começa a desenhar símbolos que representam o seu ambiente e ela começa. Assim, ela começa a desenhar bonecos/as, flores, sol... Nesta fase, a criança já se encontra no período operatório (4 a 6 anos). Os símbolos que a criança desenha estão relacionados à ela, que é o centro do universo e, nesta fase, ela gradativamente percebe e se preocupa com a linha de base do seu desenho. As formas sobem e descem de posição na folha e o desafio da criança é preencher o espaço da folha. Existe a preocupação com a referência da linha de base e este aspecto indica que a criança começou a perceber as suas relações com o seu meio. Neste material estimulamos a criança a desenvolver a percepção e a noção espacial através de desenhos de linhas curvas e retas (posições vertical, horizontal, inclinada), induzindo a criança a observar os limites destas (início e fim) e suas relações para prepará-la para a construção de figuras resultantes da combinação das linhas e, principalmente, para prepará-la para a construção de cenas com detalhes da sua realidade. A partir desta fase, a criança está «pronta» para desenhar e unir linhas que formam letras, números, etc.. Através do desenho a criança também externaliza seu conteúdo emocional. -
TEXTO de DONA og bRINQUEDOS.
DIMENSÕES APROXIMADAS:
FICHAS para ATIVIDADES: 30 x 40 cm
PESO:
280 g
ATENÇÃO:
Utilizar as FICHAS DE ATIVIDADES inseridas na MINI MESA COM PLANO INCLINADO OG, preserva e proporciona maior durabilidade às FICHAS, possibilita que a escrita com caneta de quadro branco seja exercitada "n" vezes sobre o visor transparente destes quadros e, consequentemente, também proporciona grande economia de papel.
